quinta-feira, 16 de maio de 2013

Eu e Você usamos e nem percebemos

[BYOC]

Atualmente estou construindo algumas obervações para um novo trabalho, um processo de discussão, sobre Cloud Computing. Um conteúdo onde instigaremos as discussões sobre as mudanças organizacionais advindas pelo uso intenso de tecnologia(consumerização), onde os devices são uns dos agentes dessa mudança, ou seja,  um dos principais fomentadores desse cenário irreversível de mudanças, aliado a um novo cenário de acesso e disponibilidade de dados que não se restringe somente no trabalho ou no ambiente doméstico, mas na disponibilidade de dados em qualquer lugar(Anywhere). Este movimento nomeclaturado por [BYOC - Bring Your Own Cloud: Traga sua própria nuvem], ou melhor utilize "CLOUD: NUVEM"; têm sido também exaustivamente discutido nas empresas, acadêmia, instituições, governos: EUA(GSA.GOV, COMMERCE.GOV) e por demais atores de mercado. 

E é sobre esse impacto do [BYOC], que conversaremos neste post, compartilhando com você prezado leitor um pequeno draft de algumas reflexões para este novo material num  mercado que conecta-se cada vez mais e por meio da nuvem temos acessos a dados pessoais em qualquer lugar e sem costura(seamless). Então vamos lá!

Se  você prezado leitor arguise-me a 10 anos atrás se colocaria ou não os meus dados na web eu prontamente diria [humm, verei...], num mercado que desenhava-se ainda os processos de adoção e popularização do e-business, e-commerce e no [mobile] nem pensava-mos numa evolução tão rápida e massiva. Num destaque para o [mobile] nesta época eu atuava como [Analista de Tratamento de Erros] numa operadora movel, e os desafios para entender e se fazer entender que a experiência de acesso wap não é internet doméstica, tão pouco corporativa foi grande, digo "muito grande!", pois não havia ainda um mercado critico de uso de mobile, e nem cultura de uso tanto no corporativo quanto no doméstico, [salvo alguns cenários], tudo era muito novo, muito novo mesmo. 

É interessante observarmos que as mudanças e conceitos que nos norteia tal como "Consumerização da TI", que hoje é dito e visto como o termo que define a adoção massiva de tecnologia no mercado por diferentes atores, essa mobilização já dava o seu prenuncio com a adoção e possibilidades sem escala da "Internet". 

Dá mesma forma que nas adoções de tecnologias e de serviços tecnológicos antes era muito complexo e hoje é um processo cada vez mais natural para o mercado corporativo ou doméstico e essa naturalidade esta redesenhando a indústria e modelos de negócios antes adotados. Pensar hoje em Cloud é ser óbvio, leia: “Why Sofware is Eating the World”[Wall Street Journal], veja também uma ação de incentivo governamental: NIST[Instituto Nacional do Depart. do Comercio US de Padrões e Tecnologia - Cloud Computing Technology Roadmap] | Publicação na CIO.GOV[Cloud First Policy]

Indiscutivelmente as organizações que estão a caminho ou já no processo de migração cloud, necessitam considerar o  redesenho de sua areá TI para um modus operandi mais inovativo, aberto e compartilhável, como também analisando riscos envolvidos neste processo de mudança GRADUAL, IRREVERSÍVEL E INEVITÁVEL.

Fico por aqui. @bs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário