terça-feira, 18 de março de 2014

Eu falo e pago

[NFC]

Olá a todos, demorou um pouco mas aqui estamos. Contínuo buscando, refletindo e indagando sobre muitas coisas.  E uma de muitas coisas é o NFC algo interessante  para pensar, rsss

Segue então um rascunho do que tenho levado para pensar no meu dia-a-dia; vamos lá!

É indiscutível hoje o impacto das novas tecnologias no nosso dia-a-dia, inserindo-nos querendo ou não a novos contextos de relacionamentos, aprendizados, trabalhos e negócios.  

A massificação do uso de tecnologia ou podemos também dizer o que já esta bem entendido que a [Consumerização de TI] seja em ambientes residências conectados como também nas PMEs.(Pequenas e Médias Empresas) e grandes empresas aliados a disseminação de ambientes midiáticos tais como; chat, blogs, redes sociais, portais(um termo bem antigo), inaugurou uma maior conveniência e eficiência de mercados. Como também o crescimento exponencial do uso de [mobile] pavimentando a necessidade imediata de uma comunicação unificada impulsionando a novas perspectivas e expectativas de interação aos meios digitais.

Um desses novos contextos é o NFC: Near Field Comunication, tecnologia que permite a troca de informações com a aproximação física. Essa tecnologia descende do padrão RFID: Radio Frequency Identification uma das principais tecnologias para a implementação do conceito de IoT [Internet of Things - Internet das Coisas] o alcance do RFID passa também pela implementação de SmartCities[Cidade Inteligente] e SmartGrid[Rede Inteligente].

A busca global para cidades mais inteligentes tornar-se um dos muitos engajamentos de soluções da IBM e também de outros players de mercado. A IBM num projeto inovador busca novos arranjos para cidades mais inteligentes, mais criativas, mais funcionais, podemos contextualizar de forma prática essa mobilização global no People for Smarter Cities.    

Cidades Inteligentes, também se reporta a idéias simples do cotidiano e isso inovadoramente assistimos na ação publicitária da Oglivy para a IBM. [Veja no vídeo abaixo]



E também refletindo sobre smartgrid, ou seja no uso mais eficiente da energia, administração de recursos(otimização e gestão de ativos na rede), assim como o seu processo de automação, nesse retrato temos o case Australiano de vanguarda da Ausgrid no projeto amplo de smartgrid [SmartGridSmartCity], com um modelo residencial para esse cenário inteligente. Aqui no RJ temos a iniciativa da Light no programa de smartgrid: SmartGridLight. O projeto da Ampla[Endesa], em Búzios(RJ) que segundo o briefing busca ser a primeira cidade inteligente da AL. @bs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário