segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nós ontem, hoje e quem ficar amanhã

CICLOS

As mudanças ocorridas em escala global devido a adoção massiva de tecnologia seja por parte das empresas ou profissionais modificou radicalmente as relações organizacionais, profissionais até mesmo pessoais.

Num mercado estranho e novo vivenciavamos pouco a pouco a popularização do termo Informática, observavamos o crescimento de um park mercadológico dessa tal  informática onde muitas empresas, profissionais e pessoas ainda se perguntavam: Para que?  e  Porque?

Dado apartir da década de 90, com maior intensidade as ondas tecnológicas têm norteado as ações empresáriais e profissionais em todos os lugares, impulsionando-nos ao repensar contínuo sobre novas práticas, modelos e processos. Nessa época(9x), rodando *.bat´s de backup aproximadamente as 02:00 da manhã, cercado da familia IBM PC/XT, IBM PC/AT 80286, 80386SX, 486DX-33, para a familia AT algumas ligadas em Windows For WorkGroups e outras em beta-test na Novell NetWare Lite, trancado naquilo que chamava-mos de CPD(Centro de Processamento de Dados), preparando em uma das muitas madrugadas o dia de trabalho dos departamentos da empresa(que era de médio porte) que como tudo que é novo(á tal informática) naturalmente gerava-se resistência e numa cultura organizacional(ou melhor dizendo mercado) predominantemente hierárquico, tornava tudo mais complexo e desafiador. Buscando então enxergar o mundo para saber onde estávamos, em meio a tantas mudanças os livros, jornais e revistas, da área e outras correlacionadas não podia faltar, e aí perguntava-nos:

■ Como permanecer neste mercado?
■ Como construir diferênciais profissionais?
■ Como melhorar o trabalho dos departamentos? (já que a cultura de processos era emblemático; muito  novo.)
■ Como transformar a organização a qual trabalhavamos numa empresa, mais e mais moderna? (já que a cultura de inovação também era emblemático, muito novo e ao conversar sobre isto(quando era possível, pois não fazia parte da agenda) a diretoria olhavanos com muita estranhesa.)

A mobilização avassaladora na época foi o surgimento da cultura client/server, com suas propostas e indagações para que o mundo corporativo fosse em rede, hoje isto não se discute. Da mesma forma que a transição do CPD para uma computação mais distribuída com a adoção também massiva no uso de Software de Automação de Escritório, dando poder de desenvolvimento aos usuário num processo de culturalização total da empresa para este cenário, algo que hoje isto também não se discute. Hoje nós também estamos num novo cenário de mobilização massiva com o surgimento da necessidade da organização digital, cenário impulsionado pela adoção de plataformas digitais e midiáticas. @bs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário